Departamento de SEO

Agência Alper

Diretrizes

Código de Conduta

Protocolo

Proficiência individual

Conceitos

Missão

Entregar um serviço de SEO de excelência, priorizando qualidade ao invés de quantidade, visando garantir os melhores posicionamentos orgânicos para os sites dos clientes da Agência Alper, potencializando assim seus respectivos ROIs.

Visão

Consolidar-se como o melhor departamento da Agência Alper, tornando-a referência no mercado de otimização SEO em Curitiba.

Valores

Trabalho em equipe, diálogo, rigorosidade, detalhismo, confiança e profissionalismo.
Código de Conduta

    Este Código de Conduta interno do visa abordar as diretrizes básicas que nortearão o Departamento de SEO, de modo a deixar os integrantes do time cientes de suas respectivas obrigações e deveres para que haja uma harmonia constante para com o fluxo de trabalho e em relação aos demais para evitar eventuais dissabores e momentos imbróglios.


  1. Responsabilidades Pessoais: É obrigação de todos os integrantes do Departamento de SEO conhecer, compreender e praticar os itens presentes neste Código de Conduta. Aos mesmos, também cabe, dentro de outras atribuições, preservar o nome e a imagem de todo o Departamento, tal como da Agência Alper como um todo. Além disso, é importante ressaltar que aqueles que apresentarem sucessivos descumprimentos para com os pontos presentes neste Código de Conduta, estarão suscetíveis a receberem advertências verbais ou escritas, podendo estas estarem ou não seguidas de eventuais sanções;
  2. Pontualidade: O devido cumprimento com o horário se faz necessário diariamente, seja este referente a entrada ou a saída. Deste modo, a ocorrência de atrasos ou eventuais faltas devem estar acompanhadas de justificativas médicas ou ao menos consistentes;
  3. Uso do celular: A utilização de aparelhos celulares, tal como de serviços de comunicação instantânea e redes sociais, quando destinados à atividades recreativas ou que não estejam alinhadas com as funções organizacionais devidas, em horário de trabalho, devem ser restringidas, exceto em casos de necessidades;
  4. Incômodos sonoros: É vital que, para manter a harmonia, o time se restrinja a falar baixo e evitar momentos de alvoroço e de euforia para que as demais equipes, que compartilham o mesmo ambiente, não tenham suas respectivas produtividades impactadas em decorrência de tais distrações e incômodos. Além disso, conversas orais devem se limitar a assuntos relacionados às atividades da empresa e não a assuntos pessoais, exceto em casos de necessidade;
  5. Respeito: É de natureza inadmissível que haja eventos caracterizados como desrespeitosos para com o outro. Assim, podemos citar: xingamentos, agressões, ironias, respostas grosseiras e impacientes e etc. Portanto, o Departamento de SEO espera de seus integrantes, no exercício de suas funções, o cuidado e a diligência que qualquer pessoa costuma empregar em seus assuntos pessoais, ou seja, uma conduta honesta e digna, em conformidade com as leis e os padrões éticos da sociedade, independente da posição hierárquica e da estabilidade individual em vigor;
  6. Higiene: Cada integrante precisa obrigatoriamente apresentar-se em seu local de trabalho munido de hábitos higiênico básicos, devendo estes estarem livres de odores de natureza desagradável (suor, halitose, tabaco, restos orgânicos e afins);
  7. Intervalos: Cada integrante precisa ter consciência para com seus respectivos tempos e números de intervalos. Para tanto, é importante deixar claro que todos estão permitidos a realizar eventuais pausas durante o período de trabalho, liberdade esta que está sujeita a eventuais restrições em casos de excessos para momentos baseados em procrastinação;
  8. Comunicação: A ferramenta oficial de diálogo da empresa é o Bitrix e o E-mail. Para tal, é necessário que todos se comprometam não só em acessar a plataforma durante seu período de trabalho de forma constante como também utilizar estas de forma exclusiva para tratar dos assuntos internos, devendo todos ficarem atentos as ferramentas supracitadas para que evitar eventuais demoras;
  9. Responsabilidades Profissionais: Cada integrante deve se responsabilizar em completar as tarefas que foram previamente delegadas à este(a). Sendo assim, serão repudiadas quaisquer entregas e supostas conclusões que não estejam de acordo com o que fora solicitado ou que estejam com qualidade inferior à necessária, tal como a negação em executá-las seguindo estes parâmetros. Além disso, o responsável precisa estar ciente de que a tarefa será devolvida a quantidade de vezes que for necessário, como prioritária, para que esta possa ser concluída de forma completa e com a qualidade visada, independente da demanda que este(a) possui;
  10. Desleixo: É de natureza inadmissível desempenhar as atividades com desleixo, preguiça, falta de vontade e afins, acarretando na entrega de trabalhos mal feitos, pobres e sem qualidade. Por isso, é vital que todas as entregas estejam munidas de qualidade, maestria e perícia;
  11. Dúvidas: É importante que, em casos de dúvidas, o responsável se dedique a saná-la antes de iniciar o desenvolvimento da tarefa. Assim, é possível evitar uma suposta conclusão acompanhada de um trabalho errado e seguido de um eventual e inevitável retrabalho.
  12. Organização, Limpeza e Meio Ambiente: Todos devem se comprometer em manter seus respectivos espaços de trabalho limpos e organizados pois a Agência Alper é um ambiente com fluxo constante de clientes e esta condiçã pode transmitir uma imagem de desleixo. Além disso, é de caráter obrigatório o devido descarte dos lixos produzidos nos locais destinados à estes, além da responsabilidade pessoal de arcar com a lavagem imediata de TODOS os utensílios utilizados para alimentação, sejam estes de uso público ou pessoal, estando proibido deixar qualquer utensílio ou recipiente sujo sob a pia ou bancada;
Protocolo

Ao desenvolver ou realizar alterações nas páginas dos sites com SEO da Agência Alper, é vital que o responsável pela tarefa siga rigorosamente algumas diretrizes para que a otimização SEO do site em questão não seja afetada.


Atenção aos seguintes pontos

  1. Utilizar somente 1 tag h1 por página;
  2. Não inserir nenhuma outra tag de cabeçalho acima da tag h1;
  3. Não remover ou alterar qualquer termo que contenha a palavra chave. Ex: Decks em Curitiba (não inserir palavras no meio deste termo ou remover qualquer uma das palavras que o compõe);
  4. Evitar o uso de animações de carregamento e de chegada de elementos;
  5. Limitar a quantidade de slides (se for possível, é recomendado nem mesmo existir);
  6. Limitar ao máximo possível o uso de imagens como backgrounds (preferir cores sólidas ou gradientes);
  7. Limitar de maneira geral a utilização de imagens. O SEO prioriza conteúdo e, logo, as imagens não proporcionam agregam muito valor ao usuário, além de pesar no tempo de carregamento. O site da Rock Content é um ótimo exemplo, onde o conteúdo textual e informações são priorizadas, sem muitas imagens e sem background;
  8. Não utilizar imagens PNGs que não possuam fundo transparente. Nestes casos, é necessário convertê-las para JPG;
  9. Não utilizar imagens PNGs com fundos transparentes em backgrouns com cores sólidas. Caso o fundo seja branco, adicione esta cor ao fundo do PNG e converta-o para JPG;
  10. Inserir PNGs com fundo transparente apenas se for estritamente necessário (PNGs são mais pesadas do que JPGs);
  11. Não inserir imagens provenientes de links externos;
  12. Não realizar upload de imagens com um nome qualquer (renomeá-las com a palavra-chave da página (encontrada no título) ou de acordo com o conteúdo). Nomes como z1.png, whatsapp-01.01.2019.jpg e asduhasduihaudh.gif não ajudam o Google a entender o conteúdo, além de infringir as diretrizes de acessibilidade;
  13. Não renomear as imagens utilizando acentos e letras maiúsculas. Além disso, é importante separar as palavras com hifens (-) ao invés de sinal de mais, underlines, pontos ou relacionados;
  14. Além do nome, é importante sempre preencher o atributo alternativo da imagem, tal como a sua descrição (o uso da palavra-chave é sempre recomendado);
  15. Evitar o uso de estruturas do Visual Composer que necessitem de requisições ao banco via ajax (elementos com conteúdos dinâmicos). Ex: Our Works, News, Recents Products e Media Grid* (*exceto na páginas internas, pois não há outra alternativa). Em certos casos, isso aumenta consideravelmente o tempo de carregamento do site;
  16. Evitar o uso do Woocommerce (apenas em lojas);
  17. NÃO utilizar de Recaptcha (preferir pelo uso do Honeypot);
  18. Evitar o uso do iframe do Facebook no rodapé (se possível, aderir a utilização de ícones. Ex: https://bahoma.com.br);
  19. Evitar, se possível, o uso de iframes de variadas naturezas (vídeos, páginas, Facebook, recaptcha, etc).

Avisos

  1. É vital que o Departamento de SEO seja notificado da conclusão da tarefa para que este esteja ciente da necessidade de revisar o site para garantir que a integridade do projeto de otimização do mesmo não tenha sido comprometida. Esteja ciente de que alterações de natureza imprudente e descuidada podem gerar resultados catastróficos, literalmente.

Descumprimentos

O Departamento de SEO da Agência Alper NÃO irá se responsabilizar por corrigir nenhum dos pontos supracitados caso estes não sejam cumpridos! Portanto, informamos que, em casos de descumprimentos, será atribuído ao responsável pela tarefa de edição o dever de desfazer o que estiver em desacordo com o que fora acima especificado, devendo este prover a manutenção do site em caráter imediato para que as mudanças desatentas não prejudiquem o posicionamento orgânico do site, tal como a experiência dos usuários que o acessam.